A música "Your Hero" critica a falta de reação das pessoas diante das catástrofes ambientais e políticas que vem ocorrendo no mundo.
É interessante, no clipe, o deslocamento do foco para os acontecimentos que ele expõe em detrimento do que em geral os clipes mostram: o artista. Assim, percebe-se várias vezes que os rostos dos cantores estão escondidos no escuro, o que também, associado ao efeito da contra-luz e da superexposição acaba acentuando o tom dramático das imagens através do contraste.
Além disso, o que mais me chama atenção no clipe é a continuidade das imagens: as transições das cenas dos cantores com as cenas dos desastres estão intimamente ligadas do ponto de vista estético. Em uma cena, por exemplo, um soldado aparece entre os cantores como uma imagem estática, e logo após começa a se mexer e havendo a transição para a cena da guerra. Ou na cena em que aparecem duas pessoas segurando uma placa escrita “help us” e há um corte para a cena seguinte, porém a placa continua ali e vai desaparecendo aos poucos.
Vale destacar também que durante todo o clipe, são apresentadas diversas imagens consecutivas em uma velocidade muito grande, o que muitas vezes prejudica a total compreensão delas, porém não dificultando de forma alguma o entendimento do seu significado ou até, paradoxalmente, servindo pra reforçá-lo já que cria elos entre essas imagens: uma contigüidade.
Com vista nisso, acredito que o clipe seja inovador nas questões estéticas, porém, acima de tudo a sua associação com a letra da música apresenta um caminho possível para a solução desses problemas.
Diogo Pereira
107329008
EC6
Nenhum comentário:
Postar um comentário