segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Blink 182 - Always





A banda blink é 182 sempre foi conhecida pela sua irreverência e espírito jovem. Essa imagem se confirma na maioria dos seus clipes, que parecem ser uma ótima oportuidade para os integrantes se divertirem. Esse clipe, porém, é um pouco diferente desse estilo. Parece que nesse clipe os aspectos técnicos são mais valorizados.

O que chama a atenção logo nos primeiros segundos do vídeo é o fato da tela estar dividida horizontalmente em 3 partes. Isso causa uma série de efeitos e sensações no espectador. A primeira sensação é um certo estranhamento, uma confusão, o olho leva um pequeno tempo pra se acostumar com a proposta. Durante todo o clipe, são apenas em alguns segundos que as 3 imagens se encaixam perfeitamente formando uma imagem única na tela inteira. Embora na maior parte do clipe as 3 imagens não se encaixem perfeitamente, sempre existe uma simetria. Dessa forma sempre é possível identificar os corpos dos personagens e o ambiente que eles estão.

O clipe acontece num apartamento onde uma garota se encontra sozinha. Durante a música os integrantes da banda, que fazem o papel de personagens, vão chegando. A tela divida serve para que cada integrante fique numa, nunca dois deles aparecem juntos na mesma parte da tela. Porém, essa divisão, cada um na sua parte da tela, não é fixa, durante o clipe eles se revezam nesses espaços. Esse revezamento causa um ótimo efeito de dinamismo ao clipe, além de sempre surpreender a quem assiste. Os 3 personagens estão com a mesma roupa, exceto pela cor da gravata. Esse é mais um ponto que permite a confusão entre os personagens, quem não se liga nos detalhes, se perde.

Como temos que prestar atenção em 3 telas ficamos com a sensação que o clipe exige muito de nós, parece que o clipe é muito rápido e devemos ficar atentos para não perder nenhum detalhe. Dessa forma fica quase imperceptível o fato do clipe acontecer todo em plano sequência. Quer dizer, a cena parece acontecer sem cortes mas acontece que não é uma cena só. São exibidas pelo menos 3 filmagens ao mesmo tempo. Essas filmagens são de momentos diferentes mas que pretendem ser de um momento único. É como se o clipe tivesse vários takes e os exibisse juntos.

Eu realmente não sei como o clipe foi filmado, parece não ter sido cenas individuais porque os 3 aparecem na mesma cena, parte da tela. Além desses aspectos técnicos o clipe ainda apresenta sutilezas que talvez não tenham espaço de serem comentadas aqui,como a questão da flor e do vaso que são recorrentes no vídeo. Todos esses detalhes e criatividades me fazem considerá-lo um clipe genial, razão para minha escolha.

Philippe de Oliveira LAcerda
EC5
107 329 820

Nenhum comentário: