sábado, 15 de novembro de 2008

What have you done, Within temptation

Escolhi o videoclipe da música What Have you done, da banda holandesa Within Temptation, que é pouco conhecida por aqui e cujo estilo lembra bandas como Evanescence e Nightwish. Essa música teve dois clipes lançados, cujos estilos são completamente divergentes. Esse é o segundo e o link para o primeiro está aqui
http://www.youtube.com/watch?v"="SYmglqPPjcw

O que achei interessante nesses videoclipes é a forma como a mesma música é usada para contar histórias diferentes. Se, de fato, os videoclipes possuem um fio narrativo ou uma pretensão de narração, esses dois representam duas formas distintas de explorar esse potencial.

No primeiro, tem um casal, representado pela vocalista Sharon del Adel e um outro ator, que se separa por causa do alcoolismo do homem. Ela sai de casa e ele se desespera e sai quebrando tudo. No segundo, há também a dinâmica do casal, mas esta é completamente diferente. Há toda uma historinha de espionagem envolvendo os protagonistas Sharon del Adel e Keith Caputo (que faz o dueto) , na qual ele tem que perseguir a mocinha, com a qual teve um romance no passado.

Pode-se perceber então, nessas duas formas de intenção narrativa dos videoclipes, semelhanças com os modelos de roteiro europeu e do cinema narrativo clássico. No primeiro, o conflito lhe é apresentado sem nenhum juízo de valor (se é que isso é possivel em um videoclipe) e também sem resolução de conflito. O casal se separou e pronto. Há também uma estética mais vertiginosa, cortes rápidos e câmera trêmula. Já no segundo, há uma forte semelhança com o cinema narrativo clássico. é mais fantasioso, explorando cenários exóticos como uma selva, uma cachoeira gigante e um hotel de luxo em Bangcoc, e tem elementos típicos de filmes de ação Hollywoodianos, como perseguições, corridinhas e etc. Outra característica que o associa a essa forma de roteiro é a sequencia início, meio e fim claramente marcada e o uso de flashbacks para contar acontecimentos prévios. A câmera fica mais estática e os planos são mais abertos para explorar melhor os detalhes do cenários.

Louise Soares EC5 DRE: 107386026

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