domingo, 16 de novembro de 2008

Same Mistake - James Blunt




A música Same Mistake de James Blunt, utilizada como trilha sonora dos personagens de Ferraço e Maria Paula na novela Duas Caras, foi lançada em 2007 e faz parte do álbum All the lost Souls. Seu clip, produzido no Canadá no mesmo ano do lançamento da música foi dirigido pelo diretor Jonas Akerlund. Vale dizer que este diretor possui trabalhos conhecidos realizados com artistas de grande expressão no universo pop como Madonna e Christina Aguilera.
O mais interessante quando analisamos o aspecto visual deste trabalho é a utilização de uma técnica diferenciada de filmagem, na qual a câmera parece estar acoplada ao tronco do cantor, enquadrando a face do mesmo fixamente enquanto ele realiza suas tarefas. Ora podemos notar que o cantor caminha (verificamos, inclusive, uma certa trepidação em certas cenas), ora podemos perceber que além da câmera estar acoplada a ele, tem-se um aparato físico (o qual provavelmente o cantor se encontra sobre ele) que confere a Blunt movimentos mais rápidos. Esse ponto pode ser ilustrado pela cena realizada dentro de uma loja de departamentos, na qual depois que Blunt coloca um acessório preto na cabeça, surge um homem que parece empurrar o cantor como se o mesmo estivesse num carrinho. Toda essa movimentação gera a impressão de velocidades diferenciadas quando se olha para o rosto de James e quando se tenta perceber o cenário ao seu redor, simultaneamente. Este ponto faz com que, inevitavelmente, sintamos uma certa perturbação sensorial, pois na tentativa de captar as coisas expostas em cena (cenário e rosto) nos atordoamos com a velocidade com a qual as imagens são colocadas ao nosso olhar – idéia que pode ser ilustrada a partir das cenas de dentro do clube nas quais enquanto olhamos para o rosto do cantor e o vemos de forma clara (embora pareça estar rodando), o cenário por trás dele parece passar numa velocidade absurda.
Outro ponto importante de análise é a existência de um fio narrativo que conduz todo o videoclip, permitindo a constatação de que há uma história mostrada no mesmo, o qual termina da mesma maneira que começou. Assim, James Blunt finaliza o videoclip legitimando, visualmente, seu pedido (para que ela não lhe dê uma segunda chance) cometendo “the same mistake again”.

Déborah Veviani da Silva

DRE:107385999

Nenhum comentário: