sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Metallica - One



O vídeo de "One" é um marco, não só para a carreira do Metallica, como para o Heavy Metal americano, já que é o primeiro vídeo-clipe produzido para esta vertente musical e para a banda, grande nome do estilo.
Em seus quase 8 minutos, alterna cenas do filme "Johnny Got His Gun" (Dalton Trumbo, 1971) com as tradicionais tomadas da banda tocando, envolta em uma fotografia azulada, fria, que condiz com o tema da música (e do filme): trata-se da história de um soldado da Primeira Grande Guerra que, após ser atingido por uma bomba, perde as funções da fala, audição e visão, mas não sua consciência, o que o torna um prisioneiro em seu próprio corpo.

Por lançar este clipe (que estreou na MTV em janeiro de 1989), o Metallica foi 'acusado' de ter "se vendido ao mainstream" por fãs mais exaltados, mas o que vemos é uma música totalmente fora dos padrões pop conquistando esse espaço.
Essa acusação tornou-se lugar-comum na carreira do Metallica, principalmente depois de 1991, com a trinca Black Album, Load e Reload, estes sim produzidos de acordo com as normas do mercado pop: músicas mais curtas, temática um pouco mais leve e refrões "grudentos".
Podemos dizer, então, que o clipe para "One" representa um primeiro passo da caminhada da banda de San Francisco rumo ao mercado pop, consolidada apenas dois anos depois.

Bruno Gouveia Motta
DRE: 107329642
EC5

Nenhum comentário: