domingo, 16 de novembro de 2008

So...free me!

Com estilo um tanto sensacionalista alerto os leitores do blog: as cenas que vocês verão a seguir são fortes!

Pois é, este é o videoclip da música “Free Me”, da banda norte-americana Goldfinger. Nada de estilo, cenários bem produzidos, animações, efeitos especiais ou solos de guitarra. Tudo isto é dispensável, inclusive o aparecimento da banda no videoclip. As imagens que aparecem se explicam por si só, numa relação direta com a letra da música que é, na verdade, o discurso de um animal prestes a ir para o abate. A letra reflete, também, o grito de liberdade, um manifesto pela liberdade de viver dos animais.

A câmera em primeira pessoa nos dá a impressão de estarmos presenciando o acontecimento, atenta-nos para o fato de sermos testemunhas oculares das imagens.
No entanto, só ao final do videoclip, que termina com a seguinte pergunta: “Are you really that hungry?” (Você está realmente com esta fome?) é que vamos entender que, mais do que ver, somos postos como cúmplices desta situação.

A música foi apropriada por sites, organizações e sociedades vegetarianas, que passaram a usá-la como inspiração para um discurso contra a exploração, maltrato e aprisionamento dos animais. Meu objetivo aqui não é fazer ninguém se tornar vegetariano, pelo contrário, cada um tem o direito de escolha sobre suas vidas. No entanto, não podemos negar que somos convidados a pensar após assistirmos ao videoclip. Chega de bláblá...vamos às imagens!

Artista: Goldfinger
Música: Free Me

Nenhum comentário: