quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Some Postman is Grooving


Música: Some Postman is Grooving
Álbum: Love Everybody
Artista: Presidents of the United States of América (PUSA)
Diretor: Grant Marshall
Ano: 2005

Se você assistir a este clipe antes de ler este texto, provavelmente vai se perguntar: “Ta, mas onde está a inovação?” Essa versão de Some Postman não inova em conteúdo ou narrativa, muito pelo contrário, não possui narrativa imagética — talvez pelo fato da música já contar uma história — nem traz grandes reflexões. Esse clipe da banda americana de rock independente PUSA, dirigido por Grant Marshall, da companhia australiana Film Headquarters, é inovador por ter sido o primeiro filmado exclusivamente com aparelhos celulares. Por isso essa imagem azulada que passou por um tratamento de “desfocalização” para parecer mais suave.

A inovação técnica, porém, resgata neste videoclipe a exposição dos aparatos de filmagem, hábito comum nas origens do cinema. O fascínio pelas tecnologias faz com que o vídeo exponha a todo tempo os celulares com os quais ele mesmo foi feito. O uso do aparelho passa uma idéia de produção artesanal, amadora, embora ele tenha sido filmado no estúdio da banda, Blast Records, em Seatle. Imagens do próprio clipe reforçam esta idéia, como na cena em que um cara da produção passa na frente da “câmera” com um refletor. Acredito que isso não foi um descuido aproveitado, mas sim intencional, pois os celulares utilizados gravam com uma velocidade de 10 quadros por segundo, enquanto a maioria das câmeras digital grava em 30. O que significa que os músicos tiveram que se apresentar fazendo movimentos lentos de modo que a filmagem captasse todos os movimentos sem ficar tremida. Então o cara com o refletor também deve ter feito isso intencionalmente para aparecer bem na filmagem. Por causa disso tudo a música foi sincronizada com as imagens na edição. Outro elemento que contribui para o ar de bastidores, de coisa filmada como registro, é o fato do videoclipe não começar direto com a música e mostrar no seu início os músicos se preparando para a filmagem, o diretor e seu assistente.

A filmagem com celulares é interessante porque possibilita captar imagens de uma mesma cena a partir de diferentes ângulos. Podemos perceber que o clipe apresenta uma espécie de quebra cabeças, no qual as imagens da cada celular foram encaixadas e sobrepostas formando um todo coerente em sentido e forma. Esse efeito que poderia ter sido feito de outro modo ganha seu charme quando conhecemos o processo de produção por trás dele. A montagem peculiar com a sobreposição de imagens é bem peculiar e chama a atenção. Aliás, todos os recursos empregados na criação do clipe condizem com o ar irreverente e de rock independente da banda, por isso se encaixam tão bem ao explorar a capacidade inventiva nas condições mais adversas.

Posteriormente, a banda brasileira Detonautas também usou o celular para filmar o clipe O Retorno de Saturno, porém este não foi inovador em nenhum sentido, apresentando uma montagem tradicional e um quadro dividido ao meio no qual passavam as imagens gravadas no celular. Para quem quiser saber mais sobre o clipe do PUSA tem um making off dele no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=al8xSWM9PGM
Sofia Moutinho
DRE: 107329074

Nenhum comentário: