Music video by The Killers
Directed by Tim Burton
JP Fox (C) 2006 The Island Def Jam Music Group
The Killers é uma banda americana de rock alternativo criada em 2002 pelo vocalista Brandon Flowers e pelo guitarrista Dave Keuning. Com exceção de Sombody Told Me, 2004, os videoclipes dos Killers, em geral, são marcados por uma mescla de mistério, drama, humor e cenários sombrios e desérticos, fazendo paródias, principalmente, com filmes de Bang Bang na paisagem árida norte-americana. E foi seguindo algumas dessas tendências que o clipe Bones foi criado.
Diversos aspectos interessantes podem ser levantados acerca desse bem-acabado produto audiovisual. Por mais que pareça ser mais um clipe comum da banda, com os integrantes tocando em algum ambiente escuro, certas cenas em preto e branco, etc. é a direção estreante de Tim Burton no mundo dos videoclipes que mais vale ressaltar.
Burton consegue levar às telas seu o estilo romântico e sombrio que permeia todos os seus filmes, destacando aqui, os longas Os Fantasmas se Divertem, 1988, e A Noiva Cadáver, 2006, que muito se assemelham ao clipe em questão devido à idéia, principalmente, de mesclar o humano ao sobrenatural, na utilização de recursos gráficos para representar os mortos: os fantasmas no filme do Beetlejuice, o mundo underground dos mortos em A noiva Cadáver e os esqueletos animados em Bones; além de propor uma subversão do romance tradicional nos três casos citados. Em Bones, Burton subverte uma das cenas mais famosas e açucaradas do cinema hollywoodiano – a cena do beijo de Deborah Kerr e Burt Lancaster em A um Passo da Eternidade, 1953, de Fred Zinnemann – ao transformar, na refilmagem da cena para o clipe, os personagens, em dois esqueletos que se beijam na praia e que, ao final, ainda desmontam ao correrem para um abraço caloroso.
Portanto, Bones é a convergência da marca do diretor com o estilo único da banda, dentro de um ambiente sombrio, irônico e romântico.
Alice Carvalho de Melo
EC5
DRE: 107329595
Um comentário:
profundo como uma vala ventosa
Postar um comentário