sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O que sobrou do céu - O Rappa




A minha escolha por este videoclipe, dirigido por Katia Lund, está diretamente ligada ao enredo ficcional com extrema verossimilhança externa misturado a um caráter documental. Essa característica pode não ser a maior inovação demonstrada pelos demais neste trabalho, porém a minha atenção é retida, de forma curiosa, pelo modo como as imagens vão ilustrando e trazendo para a superfície a mensagem e o protesto social que está imerso na letra da música. Sem a associação ao recurso visual, o contexto no qual a letra se insere estaria indefinido. A verossimilhança externa permite ao espectador um reconhecimento quase que instantâneo da temática abordada, neste caso trata-se dos conflitos gerados por atos de violência.
Outro fator neste videoclipe, é o uso recorrente dos planos com a intenção de mostrar o olhar do personagem durante a narrativa. Primeiro os planos são postos fora da posição usual, para se referirem ao que vê e, principalmente como vê o personagem sequestrado assim que este chega ao cativeiro, fato que se repete quando o personagem principal é pego pela polícia e é jogado ao chão. A visão que os personagens possuem ao olhar nas frestas do barraco de madeira e durante a fuga também são reproduzidas para refletirem o cotidiano daquela situação.
A narrativa segue uma ordem cronológica a exceção da cena inicial, na qual a fala do personagem principal não corresponde temporalmente a sua imagem que está sendo reproduzida. Neste videoclipe, o grupo não atua como personagem da narrativa, sua presença se limita a uma rápida aparição em um poster colado atrás do ônibus no qual o persongem tenta fugir.
Juliana Xavier
DRE 107328989
EC6

Nenhum comentário: