Da dupla francesa Justice, composta por Rosnay e Gaspard Augé, a escolha pelo clipe da música D.A.N.C.E., com direção dos designers/artistas Jonas & François, 2007. A cruz é sua marca “registrada” e Justice a utiliza como elemento cênico em seus shows. Possui um estilo próprio identificável na direção de em seus trabalhos audiovisuais – considero D.A.N.C.E o ápice deles, que de certa forma foi uma homenagem a Michael Jackson.
O hit é simples, meio "chiclete". No clipe há a interferência de animações em cima um vídeo em pb onde abusam das cores vivas, da melhor forma possível, utilizando-se de logotipos e marcas conhecidas. O trabalho tem uma montagem e edição impecáveis, e um ar pop art.
O vídeoclipe brinca com os meios de comunicação: rádio, tv, as mensagens nas T-shirt (etc). Um rapaz, cujo rosto não é enquadrado (uma recorrente) ao sintonizar uma estação de rádio – num quadro em preto e branco - faz iniciar a música, um jingle com o refrão. Apenas o indicador da estação possui cor neste momento (um verde-limão néon) e a música nos levará pra as seqüências de planos posteriores. Inicialmente nos leva a passar por um arco formado por pernas de diversas moças até chegar a uma imagem de uma platéia – provavelmente de um show musical - em tracking na imagem. Os planos seguem, até chegar num rapaz – que tem focalizada apenas sua T-shirt em primeiro plano, estampada com o que seria a banda daquele show, em animação. Ele irá “buscar” aquele primeiro rapaz que sintonizou a estação de rádio e eles seguem caminhando, suas T-shirts focalizadas em planos seqüência. A partir de então é só viajar nas animações coloridas desenvolvidas em cima do vídeo pb.
A cada vez que se assiste nota-se algo novo, é um vídeo que brinca com a nossa percepção e parece nos convidar a clicar “pause” a todo tempo. De fato parece ter sido feito para internet, num momento lê-se ironicamente em uma das T-shirts: “INTERNET KILLED THE VIDEO STARS”. As T-shitrs são a “tela” dentro do quadro.
Por
Bianca Ramos - EC5
Nenhum comentário:
Postar um comentário