segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Pork and Beans - Weezer
Escolhi esta banda norte-americana por um simples motivo: eles utilizam o videoclipe para dar uma sensação de re-conhecimento e familiaridade ao espectador. Ao fazerem uma releitura de vídeos populares da internet - interagindo, parodiando e trazendo as "celebridades" para cantarem com o grupo -, eles conseguiram causar impacto e divulgar o seu trabalho. E fazem isso em sintonia com a letra da música, que diz exatamente para as pessoas não se importarem com a opinião alheia.
Outras bandas já abordaram esse tema anteriormente, inclusive há casos no Brasil, mas creio que o grupo Weezer conseguiu aperfeiçoar o que já tinha sido feito para ganhar notoriedade e publicidade para o seu trabalho - fundamental para o ramo comercial. Enfim, souberam usar a internet para criar um clipe criativo, que brinca com a familiaridade de personagens e não só cita, mas também recria novas situações e interações para esses personagens. Um ótimo exemplo de como se utilizar da mídia para criar mais mídia.
Vitor Alves
DRE: 107329587
EC6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Boa escolha, Vítor.
Além de a música ser boa, o clipe é engraçado - como, aliás, 90% dos clipes do Weezer.
Se talvez eles pudessem ter ido mais longe e gravado seu clipe com celulares e webcams, por outro lado a releitura é válida, meio que incorporando esses novos símbolos a uma outra mídia e retrabalhando-os (a zoação com aquele vídeo do "dramatic look" é bem engraçada, e colocarem aquela parada da Coca com Mentos ao fundo, com a banda tocando, foi uma paródia interessante aos clipes em que as bandas em geral mostram uma performance sua com uma pirotecnia de efeitos especiais acontecendo).
Não sei se posso citar outros clipes legais do Weezer, pro caso de alguém querer usá-los na reação.
Mas eles têm uns clipes dirigidos pelo Spike Jonze - citado na última aula -, um dos quais me parece ter sido homenageado (plagiado?) por uma banda brasileira.
Tá, como ninguém vai ler isso aqui, falo logo que o clipe a que me referi é Undone (The Sweater Song), o primeiro do Weezer, que me parece inspiração claríssima (nunca vi outros clipes do mesmo tipo pra saber se há outros casos) para Todo Carnaval Tem Seu Fim, do Los Hermanos, lançado uns 8 anos depois.
Mas ouso dizer que o segundo é mais legal que o primeiro.
shiiii nao tirou os links (?)
Postar um comentário