segunda-feira, 17 de novembro de 2008

New Order – Krafty

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Formado no início da década de oitenta em Manchester, o New Order era constituída inicialmente por três membros da antiga Joy Division, banda cuja carreira foi interrompida com o suicídio do vocalista Ian Curtis, em maio de 1980, aos enigmáticos 27 anos.

Os membros remanescentes deixaram de lado as melodias sombrias da Joy Division e, incorporando ritmos eletrônicos dançantes como a disco music e o eletropop, foi um dos principais grupos, ao lado de nomes como os Pet Shop boys e Depeche mode, responsáveis pela difusão mundial da música eletrônica.

Em 2005, a banda lançou Waiting For The Siren's Call, um álbum que, assim como seu antecessor Get Ready, tem sua base melódica nas harmonias de guitarra, substituindo o protagonismo dos teclados presente nos álbuns anteriores. Singles como Krafty e Jetstream foram muito bem recebidos.

O videoclipe da música Krafty foi por mim escolhido por apresentar de forma leve e sincera a inocência, o desconhecimento e a descoberta de um jovem amor. Mesmo não sendo o esteriótipo, por exemplo, dos jovens brasileiros, os atores escolhidos para protagonizar o videoclipe; que não seguem um padrão de beleza pré-estabelecido, com traços não tão simétricos, muito magros e brancos; dão o traço de não perfeição e de conseqüente normalidade que acaba por tornar fácil a relação de identidade do espectador com o casal e sua respectiva história. Além dessas pontualidades físicas, a história, iniciada em uma fábrica qualquer na qual ambos esperam pelo fim do expediente, também constitui um lugar comum a partir do qual, mesmo os que nunca pisarão em uma fábrica, se identificarão.

A câmera, em constante movimento como se realizasse translações interrompidas ao redor das personagens, aliada ao ritmo da canção são responsáveis por nos levar à atmosfera proposta pelo videoclipe. Esses movimentos de câmera, no inicio, nos apresentam as personagens e sua respectiva relação. Primeiro nos é mostrado a jovem que, após alguns movimentos interrompidos ao seu redor, é mostrada olhando para o seu provável namorado, que nos aparece em um plano mais distante. Depois o contrário se executa: a câmera em movimentos ao redor do jovem trabalhando e, após alguns planos, ele olhando para sua garota. Alguns planos intercalados mostrando o relógio nos dão a clara sensação da espera dos dois pelo momento em que poderão ficar juntos de verdade, fora dali.

O história acontece toda em função do momento em que estarão os dois, a sós, na cama. Esse movimento de ir pra cama se inicia assim que o expediente termina, sendo marcado pelo momento em que as personagens tiram seus uniformes. A partir daí, a câmera continua com seus movimentos circulares, porém os dois sempre serão mostrados juntos.

Já em casa, os dois se beijam e começam a se despir. Os movimentos inseguros e os olhares fixos entre as personagens mostram a juventude e a inocência desse amor. Ao final, a cena dos dois no terraço, numa explosão eufórica pela descoberta de um novo mundo, encerra de forma apaixonante a obra.

Marcelo Dantas Correa de Sá
: 107329812
EC5

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