sábado, 15 de novembro de 2008

Interpol - The Heinrich Maneuver



Banda: Interpol
Música: The Heinrich Maneuver
Diretor: Elias Merhige

Escolhido como o primeiro single do mais recente disco da banda de Nova York (Our Love to Admire, de 2007) The Heinrich Maneuver é um clipe que busca subverter a característica mais básica (e talvez clichê) do formato: Apresentar a banda tocando.

Nenhum integrante do Interpol aparece no vídeo, que tem quatro "personagens": Um garçom, uma mulher nova, uma mulher mais velha e um homem falando no celular. A cena descreve a mulher nova sendo atropelada por um ônibus. A grande sacada é que o clipe tem apenas um plano, aparentemente, que começa extremamente fechado na mulher retocando o batom com um espelho e se desenrola em slow motion.

À medida que o plano abre, vemos o garçom, o homem falando no celular e a mulher mais velha. Em momentos distintos, eles tem reações de choque e espanto, causando estranhamento no espectador. Cada um dos 4 personagens seguem um fluxo de tempo distinto: a mulher jovem mantém uma trajetória (no tempo) linear para frente, o homem falando ao celular e a mulher mais velha voltam no tempo e o garçom começa inserido em um ponto cronologicamente mais avançado que a mulher jovem, mas no decorrer do vídeo, começa a "rebobinar". Em comum, há o fato de todos perceberem a tragédia "antes" da mulher jovem (que jamais percebe). A colisão jamais é mostrada, pois quando o ônibus está prestes a atingir a mulher (com o plano já totalmente aberto), há um corte para uma tela preta e sons (impacto seguido de gritos desesperados) deixam bastante claro o que aconteceu.

Talvez por causa de toda esta carga perturbadora e complexa, The Heinrich Maneuver pode não ter sido o sucesso que a banda planejava, pois esta lançou, depois, seu segundo single, Mammoth, com um clipe extremamente tradicional, mostrando imagens da banda no palco.


Gerhard Felipe Seibert Brêda - EC5
DRE: 107329040

Nenhum comentário: