quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Christina Aguilera – The Voice Within



*Como o embed estava bloqueado no youtube, tentei este, se não for possível a visualização veja pelo link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=PwI9-Xh9SWc

Álbum: Stripped.
Diretor: David LaChapelle.
Gravação: 2003.
Gravadora: RCA Records.


The Voice Within é o ultimo single do álbum stripped, sendo dirigido por David LaChappelle dando sua influência artística ao videoclipe, sendo este diretor um fotografo norte americano, conhecido por suas imagens inusitadas, coloridas e diferenciais, tento como principal influenciador Andy Warhol. O presente vídeo consiste em um único take em preto e branco com inspirações em trabalhos neorealistas, gravado em um teatro no deserto de Los Angeles, com Aguilera se deslocando pelos diversos cômodos do local até chegar à rua, deitando-se no final em um bloco luminoso branco e a imagem subindo. Na cena é possível perceber o uso de clouse-up, zooms out e travelling, elementos audiovisuais que permitiram o deslocamento da cantora pelo teatro até chegar na rua, além do uso da "placa de take" no início do vídeo, insinuando o fato de só ter um plano e buscando uma apresentação de bastidores ao espectador, ou seja, incluindo ele de certa maneira nos elementos da filmagem. Podendo levar-lo a uma sensação de Making Off produzida pelo plano seqüência, pois tudo que está acontecendo é exibido. A escuridão do videoclipe também é outro fator questionável, podendo ter facilitado a sua feitura, escondendo possíveis fios e movimentos nos bastidores e até deixando uma pergunta, como tantos movimentos com a câmera foram possíveis de serem feito em um só plano.

Além do fato do plano seqüência, a brincadeira com o espectador com uma espécie de Making Off, o que me chamou atenção desde videoclipe foi fato de ele se destacar dos outros do seu gênero (Pop), como outros clipes da própria cantora, muito mais animados e cheios de montagens e coreografias, como exemplo o clipe Dirrty do mesmo álbum e diretor (http://br.youtube.com/watch?v=pijlVZIVIK8). The Voice Within pode-se até ser considerado chato ou triste, mas consegue passar a simplicidade da música, que é lenta, mesmo sendo diferencial, não só no seu gênero, mas também no geral, o videoclipe conseguiu um bom resultado na Billboard Hot 100, também indicado a prêmios no MTV Video Music Awards, sendo o segundo vídeo de mais sucesso do álbum.


Thais Portella
EC5
DRE:107434455

Nenhum comentário: