terça-feira, 11 de novembro de 2008

The Scientist - Coldplay




Escolhi este videoclipe, dirigido por Jamie Thraves, porque ele sempre me chamou atenção quanto à sua narrativa, que obedece a uma seqüência cronológica progressiva, mas com ações regressivas. Além disso, pode-se dizer que as seqüencias de imagens ajudam a ilustrar a letra da música, que repete diversas vezes o verso: “going back to the start”, explicando o uso desse efeito de retornar ao que poderíamos considerar como o início da narrativa. O espectador, portanto, só fica sabendo qual é o início da história que está vendo no clipe quando este se aproxima do fim (uma tortura para pessoas curiosas).
É interessante também observar os planos que o diretor escolheu no início do clipe: primeiramente, há um close de Chris Martin - vocalista da banda e personagem da história - e em seguida o plano se abre e desvenda para o espectador o contexto em que o personagem está inserido. Apesar de saber que o clipe passa essa idéia de regressão no tempo, em alguns momentos temos a impressão de que as coisas estão acontecendo em sua forma natural, como por exemplo, na parte em que jogadores de basquete lançam a bola uns para os outros.
Outra característica interessante deste videoclipe é a iluminação, que muda de acordo com a progressão (ou seria regressão?) da narrativa: quanto mais próximo do final do clipe, mais escuro fica. Vale ressaltar que, assim como acontece neste, em outros dois videoclipes do Coldplay (“Yellow” e “Fix You”), o personagem principal é o vocalista que, além de aparecer andando, canta diretamente para a câmera; como se a letra da música fosse uma fala direcionada para o espectador, uma mensagem a ser passada “pessoalmente”.

Por: Barbara Gazal
DRE:107386068
EC6

7 comentários:

Anônimo disse...

Alguém sabe como eles conseguiram esse efeito "backward" sem interferir no que o cantor canta? Fiquei curioso.

Barbara Gazal disse...

Eu sei!! O vocalista teve que decorar a música invertida e na hora da gravação, cantou de trás pra frente.. aí na edição eles inverteram o invertido e pronto: podemos ouvi-la naturalmente e o cantor aparece cantando-a normalmente.

James M. Barrie disse...

Hahahaha
Esse clipe é foda, eu pensava que devia ser assim mesmo que o Chris Martin fez.
Coitado dele, imagina ter que decorar a letra da música invertida, que bizarro...

Esse clipe é muito bom. God Put A Smile Upon Your Face também tem um conceito interessante e Yellow é foda na sua simplicidade.

E, que droga, esse clipe era um dos que estavam na minha lista! hahaha

Sofia disse...

Legal, o clipe tem um final feliz mesmo sendo trágico, já que é de trás pra frente. Séro isso de ele cantar ao conmtrário? Tem cenas em que parece que ele é que tá se movimentando pra parecer que é de trás pra frente e não que foi feito na edição.

su. disse...

Eu gosto muito, muito desse clipe.
E até onde eu sei, o Chris Martin decorou tudo ao contrário mesmo.

Hilton Jr disse...

Pessoal, não é possível que ninguém tenha notado, é olha que não sou nenhum az do cinema.. as imagens são editadas. Quando ele está cantando, ele realmente está andando pra trás. Nas imagens de regressão, ou seja, que a fita está rebubinando, ele não aparece cantando...

Unknown disse...

Não cara, segundo a Wikipedia ele realmente aprendeu a letra da musica ao contrário e demorou um mês para fazer isso.