sábado, 15 de novembro de 2008

The Roots: What They Do




Pense em um clipe de rap. O que você imagina imediatamente? Carrões, dinheiro e mulheres rebolando, certo? Bom, este estereótipo não reverbera apenas entre aqueles que não conhecem bem o gênero, mas também entre os próprios artistas dele, pelo menos aqueles que buscam algo diferente. Por isso, escolhi o clipe What They Do, da banda de rap The Roots, que toca justamente neste ponto. O vídeo é uma crítica bem humorada aos clipes tradicionais de rap, que encontra eco também na letra da música - o refrão é curto e grosso: "Nunca faça o que eles fazem".

Esteticamente, a aposta é mostrar os inúmeros clichês presentes no gênero e maximizá-los ainda mais. Pontuado por legendas que acabam estabelecendo uma ligação direta e até meio didática com o espectador, o clipe mostra desde a clássica cena do cara dirigindo um carrão até a tradicional festa com mulheres rebolando e bebidas sendo esbanjadas. Embora o tema do vídeo e a letra da música tenham relação, ainda assim não há uma preocupação em mostrar no clipe exatamente o que diz a faixa, tornando este diálogo um pouco mais sutil. Além disso, o vídeo não segue uma história, nem algo do tipo, é apenas uma série de cenas mostrando cada clichê de forma caricata. Como dito acima, é algo até didático, pela forma como as cenas se constróem. provavelmente pensado assim de forma proposital - a primeira legenda anuncia o "Manual de um clipe de rap". Como já deu para perceber, a comédia também está bastante presente, às vezes de forma mais visível, outras mais sutilmente. Destaque para as cenas do pitbull feroz, da modelo rebolando que acaba dando um jeito na coluna ou dos falsos músicos fazendo caras e bocas.

Enfim, eu considero este vídeo interessante por fazer uma crítica inteligente e de forma bem humorada aos estereótipos do próprio gênero da banda. Acaba sendo um exercício metalingüístico que mostra que nem todo grupo de rap se resume a carros, mulheres e dinheiro.

Felipe Schmidt
DRE: 107329210
EC6

Nenhum comentário: