Artista: Death Cab for Cutie
Álbum: The Photo Album
Gravadora: Barsuk Records
Diretor: Josh & Xander
Ano: 2001
O título do álbum, "The photo album" e o da música "A movie script ending" já são suficientes para presumir quais foram as inspirações da banda para criar esse videoclip. Sua narrativa, composta como um porta-retrato da vida real, não segue aparentemente, na maior parte do filme, o formato dos filmes atuais, que contém 24 fotogramas por segundo, necessários para que o movimento na tela seja percebido como fluido. No início, a ação se desenrola seguindo a estética fílmica tradicional, com imagens contínuas, logo depois, várias fotografias vão sendo sobrepostas e então, a história segue com imagens que dão a impressão da animação proporcionada por um flip book.
Esse efeito óptico faz com que os dois protagonistas e únicos personagens da trama consigam construir uma encenação intensa e comovente. As cenas de um casalzinho jovem, apaixonado, que precisa se separar são capturadas de forma linear, em cenários cotidianos. Isso pode parecer lugar-comum nos videoclips de bandinhas emos (sem querer depreciá-las), um drama típico do adolescente, exibido através de uma representação caracterizada pela superficialidade, pela escassez de explicações e detalhamentos, mas que consegue se destacar por sua inusitada composição audiovisual.
A melodia e o ritmo da música em alguns momentos acompanham as imagens, de modo que em alguns trechos, o vídeo expressa exatamente o que a letra descreve, como em: “high-way high-way high-way ...” ao mesmo tempo que, aparecem eles no carro. Enquanto o ritmo “quebrado”, também entra em sinergia com a reprodução visual. Seria um verdadeiro poema musical, que fala muito sobre o inconsciente e permite interpretações muito subjetivas dos ouvintes, por não explicitar questões como, por exemplo, o motivo da separação do casal. Com simplicidade, a banda que não se apresenta no videoclip, consegue brincar com a nossa percepção. E assim, finaliza com a mesma cena do início: com movimentos ininterruptos, a garota após se despedir do namorado, volta só...
Beatriz G. Inojosa - EC5
Nenhum comentário:
Postar um comentário