(Coloquei o link acima porque não consegui botar o vídeo no post)
Artista: Eminem
Música: Without me
Álbum: The Eminem Show
Gravadora: Shady / Interscope Records
Diretor: Joseph Kahn
Música: Without me
Álbum: The Eminem Show
Gravadora: Shady / Interscope Records
Diretor: Joseph Kahn
Esse vídeoclipe, lançado em 2003, é um dos mais bem sucedidos do rapper Eminem, também conhecido como Slim Shady. No vídeo, o super-herói Rap Boy tenta salvar um garoto, impedindo-o de ouvir o CD de Eminem, intitulado The Eminem Show. Acredito que a proposta principal do artista era causar controvérsia, polêmica. Intenção essa que transbordou da letra da música e que foi exposta no vídeo. Alías, o vídeo é quase que uma concretização das imagens produzidas pela letra.
O clipe brinca com diversas áreas da televisão, como os programas do tipo “Márcia”, nos quais problemas familiares são expostos para o público, programas de auditório, shows sobre a vida das celebridades ( Elvis Presley em E! True Hollywood Story), realitiy shows e programas jornalísticos (Eminem fantasiado de Osama Bin Laden), tudo sempre através da sátira. Percebe-se então que o vídeo é cheio de intertextualidade, ou seja, várias outras atrações são citadas ou usadas como referência. Além disso, Eminem ironiza, tanto no vídeo quanto na letra da música, outros artistas do mundo pop, como Moby.
Mas acho que o diálogo principal que “Without me” faz é com a estrutura narrativa das histórias em quadrinhos. As onomatopéias, as legendas, os balões de pensamento, o figurino, o jogo de imagens e a cronologia da estória nos lembram constantemente dos comic books. Talvez, essa fosse a intenção de Eminem: se afirmar como um anti-herói através da brincadeira com o meio principal dessa “classe”, que são os quadrinhos. A controvérsia também se dá pelo fato de Eminem ser Robin, e não Batman.
Por fim, concluo que só mesmo através dos videoclipes que Eminem poderia transmitir de melhor forma a sua mensagem. Só nele é possível toda essa narrativa lúdica, pois é o vídeo que permite e possui as tecnologias de edição (aceleração de imagens, colocação de legendas e onomatopéias, entre outros), além da liberdade artística, necessárias para fazer de “Without me” um clipe de sucesso.
Rodrigo Lois - EC6
Nenhum comentário:
Postar um comentário