Que a década de 1980 foi repleta de músicas que marcaram momentos singulares é balela. Particularmente, lembro sempre de algumas situações, festinhas, ou mesmo programas de “tv” e filmes daquela época, quando escuto algumas músicas que arrebentavam na transição das décadas 1980/90 – meus primeiros anos de vida!
Curioso é que, ao escutar estas músicas, costumo recordar do repertório de invenções (umas de minha criação, outras, de amigos, e algumas que eram comuns nas cantorias de todos que viveram aquele período) que substituíam as letras originais de algumas músicas, cantadas em inglês. New Kids On The Block foi (e voltou a ser!) uma boy band, que ofereceu uma das maiores pérolas adaptadas para o combo música-cantarolada/passinhos-coreografados, comum às festinhas de criança, em meados de 1990.
Quando tocada, a mulecada acompanhava com um sonoro: “Três pastéis, um quibeee” , e pronto.
No videoclipe, um vasto repertório de movimentos coreografados e passos, que hoje nos fazem rir, mas que nos apresentava - assim como o figurino, o fisiculturismo e a “motoca” envenenada - o modelo americano de caracterização. Muitas roupas coloridas, saltos, poses e penteados ao vento inundam um cenário/palco, no qual meia-dúzia de garotos distribuem sorrisos em meio a jogos de luzes “vivas” e câmeras que não sossegam, entre closes e movimentos tão rápidos quanto a montagem fragmentada.
"Step by Step" era um sucesso na época, mas não foi a única música que ganhou corinho em “mulequês”. O grupo Double You, presença constante nos programas de televisão vespertinos, também viu seu refrão “she’s tearing me apart”, da música “Looking at my girl”, se transformar em “xinguei a minha avôôô”. Quem viveu, sabe.
Pedro H. B. Pessôa
EC5
Um comentário:
"xinguei a minha vó" era clássica!
Ahh minhas matinês..época boa..hauhauhauha
Postar um comentário