Os cortes desse clipe são rápidos, mas não impedem a compreensão das cenas ou a junção de situações totalmente diferentes. Repare que tudo que Timberlake e Madonna fazem está no ritmo da música e os cortes não quebram a continuidade das situações e a fluidez de seus movimentos. Eles não são os únicos a seguirem o ritmo, há uma tomada bem no começo em que aparece uma caixa de som vibrando de modo a acompanhar a música. Logo depois há tomadas interessantes, as de copo d’água vibrando e “andando”. Isto faz alusão às cenas de filmes em que algo de ruim está se aproximando. Estes copos estão relacionados à percepção da chegada do fim do mundo no clipe.
Um forte recurso visual para reforçar ainda mais a idéia de que o tempo está se esgotando é o telão com a contagem regressiva. Detalhe que a contagem regressiva do clipe mostra inclusive os milésimos de segundo, para dar a impressão do fim se aproximar ainda mais rápido. O mundo está acabando, mas ninguém parece perceber ou se importar, a exceção de Madonna e Justin que, vendo isto começam a fugir do fim do mundo e tentam aproveitar ao máximo os 4 minutos finais. A parte da esteira no supermercado ilustra muito bem que não há como escapar do fim do mundo e por isso, por mais que se corra, se permanece no mesmo lugar e, sendo assim, porque não aproveitar? Madonna e Justin andam na esteira aproveitando o ritmo da musica e claramente se divertindo brincando na maior parte do tempo de espelhar os movimentos um do outro.
O fim do mundo se aproxima aos poucos com um efeito quebrado e continuo, parecendo que o mundo está se comprimindo. Pode ser viagem, mas eu fiz um link desse modo quebradiço, porém fluido, do fim do mundo com o estilo de street dance de Timberlake. Além desse link, vi alguns da música com a imagem como, por exemplo, no quarto do casal, Timberlake começa a cantar em resposta a Madonna e numa parte diz “show me where”, faz sinal de procurar. Quando o fim do mundo se aproxima, as coisas/pessoas começam a desaparecer gradualmente, mas uma coisa que some não atrapalha a existência das outras que permanecem. O prato de sopa e a banheira começam a sumir, mas seus conteúdos permanecem sem derramar (amo esse efeito!). Detalhe que quando Timberlake e Madonna se aproximam no final do clipe eles também já estão sumindo, mas no que seus corpos se tocam a música e o desaparecer terminam.
Clarissa Montalvão
DRE: 107329236
EC6
DRE: 107329236
EC6
Nenhum comentário:
Postar um comentário